quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Google lança navegação por GPS em smartphones no Brasil



A busca por voz e navegao por GPS no funcionavam nos aparelhos locais. Foto: Divulgao
O Google libera aos usuários brasileiros de smartphones dois novos recursos para uso em Android e iPhone: pesquisa por voz e navegação por GPS, que até então não funcionavam nos aparelhos locais.
"O Android é estratégico para o Google no Brasil e América Latina. Aplicativos como esses têm importância fundamental para esse mercado, estimulando operadoras e desenvolvedores", afirmou Alexandre Hohagen, diretor geral do Google para América Latina. O Brasil é o primeiro país da região a ter o recurso de busca por voz em funcionamento.
A busca por voz permite, em dispositivos com sistema operacional Android com versão 2.1 ou superior ou iOS (iPhone), que os usuários façam buscas na web usando comandos de voz. O aplicativo Google Pesquisa de Voz converte voz em texto automaticamente, trazendo resultados em tempo real: basta apertar o botão de voz (no Android) ou aproximar o telefone do ouvido (no iPhone) para falar o termo desejado. Entre os resultados também estão imagens, notícias relacionadas, conversão de unidades e até mesmo localizar bares e restaurantes próximos ao usuário.
Além de buscas, o recurso se integra a outros aplicativos do Android, como o Google Maps. No Android, o aplicativo Pesquisa por Voz já está disponível para download no Android Market. Na App Store do iOS, o Google Mobile App ativa os recursos de voz.
Já a navegação por GPS permite que os donos de aparelhos Android com Google Maps instalado recebam instruções passo a passo em rotas pré-determinadas, como já ocorre em aparelhos GPS convencionais e em smartphones da Nokia (com o aplicativo Ovi Mapas, também gratuito).
O aplicativo funciona em dispositivos com Android versão 1.6 ou superior, com mapas atualizados e "falando" a rota para o motorista. A navegação ponto a ponto permite visualizar os mapas no modo convencional, com vista por satélite e até mesmo no modo Street View, com fotos no nível da rua.

Nenhum comentário: