segunda-feira, 12 de julho de 2010

FURG coordena Núcleo Sul da Rede de Inovação da Indústria Naval

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG, através do vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto, coordena o Núcleo regional Sul da Rede de Inovação da Indústria Naval – Recino. Casares foi aclamado coordenador na sexta-feira, 9, durante reunião entre os integrantes do núcleo, que também escolheu o Comitê Gestor e simbolicamente empossou todos no Cidec-Sul. Na mesma reunião, teve início a definição sobre o Plano de Ações Estratégicas do núcleo e da Recino. Outros quatro núcleo estão sendo formados no Brasil, sendo três temáticos (dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro) e mais um regional, em Pernambuco. Os professores Marcelo de la Rocha Domingues e Silvia Silva da Costa Botelho dividiram-se na apresentação das ações que devem pautar os próximos encontros da rede – Grupo em Estratégias Socioeconômicas Sustentáveis e Grupo de Automação, Tecnologia e Gestão da Informação.

A Recino foi criada em setembro de 2009, com a participação da FURG e da Prefeitura do Rio Grande. Tem como articuladores a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval – Sobena, o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore – Sinaval, o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima – Syndarma e o Centro de Excelência em Engenharia Naval e Oceânica - Ceeno. Foram lançados cinco núcleos da Recino, sendo dois em São Paulo, um em Pernambuco, um no Rio de Janeiro e um no Rio Grande do Sul, com sede na FURG.

Participaram da reunião da Recino Núcleo Regional Rio Grande, além da FURG, representantes do BNDES, Prefeitura, Petrobras, Superintendência do Porto, Federação das Indústrias do RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Instituto Federal Rio Grande do Sul e de várias empresas ligadas ao pólo naval e operação portuária.


Até a próxima!

Nenhum comentário: