sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Calculadora Child Pugh

Pela regra atual, vigente em todo o Brasil, os pacientes que precisam de transplante de fígado são encaminhados para cirurgia conforme a gravidade, e não mais a ordem cronológica, a partir da notificação de doadores.
Para isso utiliza-se um cálculo, chamado Meld (Model for End-stage Liver Disease), obtido a partir de exames laboratoriais e corresponde a evolução da doença no Fígado.
O valor do Meld, que varia de 6 a 40, aponta o risco de vida do paciente caso ele não seja transplantado, quanto mais alto o valor do Meld maior a gravidade do paciente.
O escore de Child-Turcotte-Pugh foi desenvolvido para predizer a mortalidade após cirurgia de derivação porto-cava, mas desde então tem sido empregado para predizer as taxas de morbidade e mortalidade perioperatórias para pacientes que serão submetidos a cirurgias intra-abdominais hepáticas ou não. Estima-se que pacientes classe A de Child-Turcotte-Pugh apresentam uma taxa de mortalidade de 10% após cirurgia abdominal. Esta taxa aumenta para 30-31% para a classe B e para 76-82% para a classe C.1,7.

Nenhum comentário: