segunda-feira, 17 de maio de 2010

Encurtadores de URL: uma disputa estratégica pela web em tempo real

O futuro está nas parcerias

Encurtadores de URL são ferramentas simples, e por mais relevantes que sejam os critérios técnicos, eles podem não ser decisivos. Uma das características que tornam esse segmento diferente é que o seu uso está sempre associado a um outro serviço - MSN, Twitter etc. E por isso as parcerias são fundamentais.
O bit.ly saiu na frente, mas precisa manter essa dianteira. A relação entre o Twitter e o bit.ly é muito próxima. Porém, se o Twitter optasse por outro provedor, ou permitisse que os usuários escolhessem o seu provedor à vontade, as regras do jogo mudariam completamente. Por isso a negociação é fundamental para manter o equilíbrio do mercado. Novidades nessa área - com aquisições, lançamento de novos serviços ou rompimentos de contrato - devem agitar o mercado nos próximos meses. O Yahoo! deve se posicionar em breve, possivelmente com algum serviço baseado no meme (um bom candidato seria me.me). E a Microsoft com certeza irá entrar no segmento - seja com um serviço próprio (msn.go?) ou comprando algum dos players atuais. A disputa está apenas começando.


Até a próxima!

Nenhum comentário: