segunda-feira, 31 de maio de 2010

Paquistão autoriza acesso ao Facebook após 12 dias de bloqueio

Um tribunal do Paquistão, que há 12 dias ordenou o bloqueio do Facebook por causa de um concurso de desenhos sobre Maomé considerado uma blasfêmia, decidiu nesta segunda-feira (31) autorizar novamente o acesso a essa rede social.

Um concurso de desenhos sobre o profeta do islã foi lançado por um usuário ocidental no Facebook desencadeando uma forte polêmica no Paquistão, um país muçulmano de 170 milhões de habitantes. O islã proíbe estritamente representar ou desenhar de alguma forma Maomé.
Paquistaneses protestaram contra o Facebook nesta quinta-feira.Paquistaneses fizeram protestos contra o Facebook. (Foto: Aamir Qureshi/AFP)

A página "Everybody Draw Mohammed Day" (dia de todos desenharem Maomé, em uma tradução livre), encoraja usuários a postarem imagens em protesto contra as ameaças feitas por um grupo muçulmano radical contra os criadores da série de animação "South Park" por terem mostra o profeta durante um episódio.

Os criadores da página explicam que não quiseram ofender os muçulmanos, mas apenas mostrar aos extremistas que as ameaças de violência física não provoca intimidação. "Eles não podem tirar nosso direito à liberdade de expressão tentando nos intimidar a ficar em silêncio", diz a nota.

O Facebook disse que estava investigando o conteúdo do caso. A empresa disse que o conteúdo da página não viola os termos de responsabilidade, mas ele pode "não ser legal em alguns países".

Nos dias seguintes ao bloqueio, paquistaneses fizeram protestos contra a rede social em diferentes cidades do país. A justiça do país determinou ainda o bloqueio do YouTube.

Neste fim de semana, foi a vez de Bangladesh ordenar o bloqueio temporário do Facebook por "divulgar conteúdos supostamente ofensivos ao Islã e pornográficos".

Até a próxima!

Nenhum comentário: