quinta-feira, 20 de maio de 2010


Loja de brinquedos dos EUA recolhem 400.000 deles fabricados na China

  As redes de lojas de brinquedos Toys "R" Us e Family Dollar Stores retirarão do mercado cerca de 400.000 brinquedos fabricados na China por conterem altos índices de chumbo, informou hoje a Comissão para a Segurança dos Produtos de Consumo (CPSC, em inglês).

A Family Dollar tirará do mercado 380.000 unidades dos bonecos "Galaxy Warriors", enquanto a Toys "R" Us fará o mesmo com cerca de 16.000 da série "Elite Operations".

Em ambos os casos foram detectados níveis de chumbo na tinta que cobre os bonecos superiores aos padrões de segurança americanos.

Quase 21 milhões de brinquedos e produtos fabricados na China foram retirados do mercado dos EUA desde agosto.

Em comunicado, a CPSC disse que os produtos que a Family Dollar retirará são "action figures" (bonecos articulados) de astronautas de 11 centímetros de altura, distribuídos pela companhia Henry Gordy International, com sede em Plainfield (Nova Jersey), pelo preço de um dólar.

A loja de brinquedos vendeu-os entre janeiro de 2006 e outubro de 2007, segundo a CPSC.

Os produtos recolhidos da Toys "R" Us incluem os "Super Rigs", o "Command Patrol Center", o "Barracuda Helicopter" e outros brinquedos que foram vendidos entre julho e outubro de 2007, com preços entre US$ 10 e US$ 30.

Além disso, o órgão anunciou a retirada de 43.000 "dentes falsos", um dos produtos mais populares na festa de Halloween que celebrada hoje nos Estados Unidos.

A CPSC recomendou aos pais que afastem esses produtos do alcance dos filhos e os devolvam às lojas de brinquedos para reembolso.

Nenhum comentário: