quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental
                   O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) pretende contemplar profissionais das áreas biológicas e exatas. Esse programa possui, em seu quadro, professores/orientadores dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Física, Gestão Ambiental e Química, cursos estes que foram recentemente criados, a partir de setembro de 2006. Dado o histórico apresentado, os pesquisadores do campus de Dourados, com a criação da Universidade Federal da Grande Dourados decidiram pela elaboração do projeto de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia de Ambiental.
Atualmente, o monitoramento de potenciais contaminantes ambientais tem crescido devido à necessidade de um controle efetivo do ecossistema. Além disso, a sociedade tem procurado cada vez mais respostas a esses problemas, dentre outros que são reportados na mídia cotidiana, muitos dos quais evidenciados em decorrência à contaminação por espécies tóxicas. Diante desses fatos, o controle de amostras por meio do monitoramento contínuo do ambiente é o primeiro passo para uma avaliação ambiental mais completa fornecendo informações sobre técnicas e/ou maneiras para correção de impactos ambientais. Baseando-se nas necessidades ambientais pretende-se trabalhar com estudo e desenvolvimento de metodologias inovadoras e novos materiais com a finalidade de aplicação direta no controle ambiental a partir de uma avaliação correta e exata do ecossistema.
O controle de amostras ambientais possibilita uma avaliação mais exata das possíveis fontes de contaminação, o que é importante para o meio ambiente como um todo. Além disso, o monitoramento contínuo do ambiente é o primeiro passo para uma avaliação ambiental mais completa fornecendo informações sobre técnicas para correção de impactos ambientais.
O curso pretende formar profissionais com capacitação técnico-científica para atuar em nível local, regional e nacional, de modo ético, criativo e integrador, no diagnóstico, na prevenção e na solução de problemas ambientais, buscando a manutenção e/ou melhoria da qualidade sócio-ambiental. Além disso, esse profissional será capacitado para atuar em instituições de ensino superior que tenham cursos onde a área ambiental se insere. Empresas, indústrias e instituições públicas e privadas de ensino procuram profissionais com formação na área ambiental, pois necessitam de indivíduos que apresentem formação multidisciplinar, transitando com facilidade entre as diversas áreas de conhecimento onde essas questões representam o centro de estudos. O mercado necessita de profissionais que gerem conhecimentos para prevenção e solução de problemas ambientais. Por outro lado, o profissional também deve ter capacidade de gerar conhecimentos através de pesquisas básicas e aplicadas para uso nos sistemas de avaliação e no controle dos impactos ambientais, através da aplicação de tecnologias alternativas e que comprovadamente não agridam o meio ambiente.




Nenhum comentário: